SESI 4.0 - Fieb Indústria 4.0

EDUCAÇÃO PARA IR ALÉM

 

A Rede SESI Bahia de Educação acredita que o ensino de qualidade não deve ter fronteiras. Por isso, vem levando educação para as principais regiões da Bahia, sendo referência nacional na área.

Conheça algumas das iniciativas pioneiras do SESI Bahia:

  • A Escola SESI forma alunos protagonistas e preparados para as mudanças sociais e o mundo do trabalho. Antecipando a mudança do novo Ensino Médio, já iniciou experiência deste modelo, atrelando-o à Educação Profissional e, em breve, terá também ênfase nos itinerários de Ciências da Natureza e de Matemática, relacionados com a indústria 4.0.
  • A Educação de Jovens e Adultos (EJA) a distância utiliza a metodologia de “Reconhecimento dos Saberes”, criada pelo SESI em parceria com a UNESCO, que reconhece, valida e certifica os saberes adquiridos ao logo da vida, não apenas o conhecimento técnico, podendo levar o jovem e/ou adulto à certificação da educação básica.
  • Utiliza métodos inovadores e intensivos em tecnologia para a Educação Básica Regular e de Jovens e Adultos, com potencial de transferência em larga escala para a rede pública.
  • Aplica metodologias ativas voltadas à Educação Corporativa, com foco no desenvolvimento de competências para a indústria 4.0 (capacidade analítica, cruzamento de dados, pensamento ágil, tomada de decisão) e na formação de gestores de Segurança e Saúde no Trabalho.
  • O programa SESI Conexão Criativa desenvolverá nos jovens competências relacionadas às capacidades STEAM (Science, Technology, Engineering, Arts e Mathematics) para adaptação ao mundo cada vez mais tecnológico.
  • A Escola SESI de Formação Docente Disruptiva será voltada aos profissionais da Rede SESI e do mercado que vão desenvolver competências para os trabalhadores da indústria 4.0.

 

SAÚDE E SEGURANÇA NA INDÚSTRIA

 

Com atuação consistente em Saúde e Segurança no Trabalho, o SESI Bahia vai expandir nas soluções voltadas à gestão com o Centro de Referência em Saúde e Segurança na Indústria. Nele, serão desenvolvidas tecnologias inovadoras para a promoção de ambientes seguros, trabalhadores saudáveis e produtivos, visando à competitividade da indústria baiana, no cenário de revolução industrial 4.0.

O SESI estará apto a fornecer análise de dados por inteligência artificial e com profissionais de saúde capazes de realizar diagnósticos precisos e personalizados, inclusive de doenças em estágio precoce, a partir do conhecimento do histórico de cada indivíduo. Além disso, equipamentos interligados às bases de dados possibilitarão acompanhamento do estado de saúde dos usuários por longos períodos de tempo, contemplando perfis individuais e epidemiológicos das empresas.

 

SOLUÇÕES TECNOLÓGICAS

 

Prevenção para reduzir custos
O Centro de Inovação SESI em Prevenção da Incapacidade possui parceria com o Finnish Institute Of Occupational Health e desenvolve soluções, em escala nacional, na gestão dos afastamentos.

O Centro apoia as empresas para combater a baixa produtividade e os custos elevados com afastamentos, por meio da redução de novos casos e recidivas , e amplia o acesso de indústrias e trabalhadores a tecnologias, tendências mundiais e boas práticas em SST e em Promoção da Saúde.

Plataforma de Gestão em SST
Atento à realidade e às demandas da indústria nacional, o SESI criou uma inovadora plataforma de gestão de segurança e saúde no trabalho e promoção da saúde, o SESI Viva+. A solução tecnológica proporciona ganhos para a indústria e para os trabalhadores ao concentrar a gestão desses dados em um ambiente único.

O SESI Viva+ prepara e apoia empresas no atendimento às questões relativas à SST no eSocial, e fornece às empresas um sistema com todos programas parametrizados conforme exigências legais, englobando módulos como higiene ocupacional, ergonomia, análise de riscos, segurança e saúde no trabalho. Com o SESI Viva+ , as empresas terão:

  • Plataforma digital para soluções de gestão em Segurança e Saúde no Trabalho – SST;
  • Diminuição de gastos e riscos legais;
  • Alinhamento de informações com o e-Social;
  • Canal de integração, incentivo, educação e conhecimento para seus trabalhadores.